16 de ago de 2010

Construção e Parceiros do CES



A construção do CES envolveu uma grande variedade de tecnologias e materiais de construção de baixo impacto como no caso o Bambu, a terra e a madeira certificada além do design da arquitetura baseada nos padrões da natureza. A respeito do manejo de água da chuva e o Biossistema integrado para o tratamento de água e geração de biogás. As fontes de energia renovável aplicadas são a Solar e a Eólica.

Muitos materiais utilizados para revestimento foram doados por empresas como cacos de cerâmica para o Mozaico da LEPRI, Piso de pneu Reciclado da CIAFORM, revestimento de casa de semente de babaçu e coco da EKOBE, Vidro Reciclado da UBVIDRO, piso da Ecolog, Placas de aparas de tubo de creme dental da Ecollit, forração com placas feitas através das embalagens longa vida da Tetra Pak, entre outros.

Resultados

Antes mesmo de abrir as portas ao público, o CES AlphaVille já encontrava maneiras criativas de cumprir sua missão de educar para a sustentabilidade. Isso foi feito de duas formas. Primeiro, por meio de um documentário em vídeo que registrou as diversas etapas do processo de construção do centro que, agora, forma uma importante fonte de informação sobre as técnicas de bioconstrução empregadas. Depois, porque foram realizadas uma serie de oficinas durante os meses em que foi erguido, com o objetivo de aproveitar o processo de construção do centro como mote para apresentar e ensinar os conceitos de bio-construção aos diferentes grupos. O processo de instalação do local levou de maio até outubro de 2008 – seis meses de dedicação, ensino e desenvolvimento de um projeto voltado para além da conscientização ambiental.

Foram diversas as oficinas realizadas ao longo da fase de construção:

- Plantio: mostrou aos interessados como executar um rain garden para a infiltração de água da chuva e como plantar árvores nativas. Coordenada pelo engenheiro Guilherme Neves Castagna; 

- Construção em Terra : explicou o tratamento do solo utilizado no “emassamento” das paredes. Realizada pelos arquitetos Fernando César Negrini Minto e Thomas Alexander Burtscher; 

- Bambu : demonstrou as técnicas de montagem das estruturas feitas do material com Robert Harris; 

- Biosistema : explicou os princípios e o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto instalado no centro. Ministrado por Valmir Fachini, do OIA. 

- Mas o ponto alto das atividades educacionais realizadas durante o processo de construção do CES AlphaVille foi a organização de um ciclo de palestras em bioconstrução valados aos participantes do Curso Educação Gaia 2008, do Gaia Education. No dia 31 de maio de 2008, os 100 estudantes do curso de design para a sustentabilidade se reuniram no espaço no qual as futuras instalações do centro estavam sendo erguidas para aprender as técnicas, colocando as mãos na massa.

Além destas, outras quatro oficinas sobre a mesma técnica foram realizadas durante a construção reunindo moradores dos residenciais, professores de universidades e comunidades do entorno do empreendimento AlphaVille Burle Marx. 


Postar um comentário